Esse jardim foi feito para uma residência localizada no Tororó/DF. A paisagem faz parte de uma reserva ecológica, e o terreno ocupa uma área de topo de morro íngreme, com predominância de Cerrado rupestre e muitas rochas afloradas.
Apesar do contexto local ser um precioso fragmento de Cerrado, o lote estava tomado por plantas invasoras. Por isso, nos fundos do jardim reservamos uma grande área para restaurar a vegetação nativa com uma trilha de manejo e contemplação. Selecionamos espécies atrativas para a avifauna, melíferas e adaptadas ao solo de cascalho. E buscamos equilibrar espécies que florescem na seca e na chuva, para termos flores ao longo de todo o ano.
Isso tudo para, além de criar um jardim em harmonia com seu entorno, também consolidar uma paisagem dinâmica e naturalista.
Desde a entrada, onde as rochas naturais afloram no meio da vegetação, até os fundos, onde a paisagem é um convite à contemplação e interação com a natureza, o Jardim das Pedras é uma celebração da nossa biodiversidade, contando com mais de 40 espécies nativas do Cerrado.
Tipologia: paisagismo residencial
Localização: Tororó/DF, Brasil
Projeto e execução: 2024-2025
Área de intervenção: 980m²
Colaboradores: Eugênio (implantação) e Cleiton do Carmo (aquarelas)
Arquitetura: Studio M4
situação original





projeto







preparo do terreno e plantio







6 meses














9 meses































